Educação
Hoje, o Holocausto não é somente um tema judaico: é um assunto universal. Ele faz parte da identidade e da memória coletiva não só do povo judeu, mas também da humanidade.
O ensino e a aprendizagem do tema “Holocausto” apresentam desafios e oportunidades únicas. Quando se planeja uma aula ou programa de estudo, algumas considerações importantes precisam ser feitas. Por que ensinar? Como ensinar?
O Holocausto compreende uma sequência diversificada e distinta dos acontecimentos, muitos dos quais totalmente extremos. Por causa dessa realidade histórica, os métodos de ensino usados para outras disciplinas podem não ser adequados ou totalmente eficazes.
Para que a experiência do ensino seja bem sucedida, é de suma importância que ele seja baseado num conhecimento histórico seguro. Qualquer abordagem que assuma ser apenas um recorte histórico corre o risco de descontextualizar e confudir o processo dos alunos.
O Holocausto possui imenso significado histórico e relevância contemporânea. Porém, não é um assunto fácil de ensinar ou aprender, o que levanta questões cruciais e atemporais que resistem a respostas simples. A característica de “complicar” o nosso pensamento torna o exercício pedagógico de valor inestimável.
Esta seção foi desenvolvida com o objetivo de proporcionar a educadores um espaço pedagógico para discussão e trabalho sobre o Holocausto. Um guia pedagógico com dicas e considerações metodológicas fazem parte deste acervo, incluindo sugestões de atividades para serem trabalhadas com crianças e jovens das mais variadas idades.
Além de educarmos as pessoas de todas as idades sobre o Holocausto, devemos sensibilizar o público para os perigos universais de racismo, ódio, intolerância e indiferença. O Museu do Holocausto de Curitiba está empenhado em promover o respeito e a diversidade de toda vida humana.